5 pontos fundamentais na hora de contratar uma contabilidade

Precisa escolher um escritório contábil? Veja abaixo alguns dos pontos mais importantes na hora de contratar um serviço de contabilidade!

1. Ética e competência técnica
Opte por contadores que estão no mercado para te ajudar a fazer o que é certo. Fuja de jeitinhos, pois, quando a bomba estourar você vai acabar ficando sozinho. Utilize sua assessoria contábil para entender mais sobre as alternativas legais, sobre o que pode ou não pode fazer. Um bom planejamento de impostos, adequado para sua realidade e que assegure que você não está pagando mais impostos do que precisa, pode ser a diferença entre ter sucesso ou não em sua atividade.

2. Ser referência
Quando falamos em prestação de serviços, ter referência de outras empresas é um bom indicador. Amigos, empresários ou mesmo a mídia especializada podem ser boas fontes. Estar inscrito no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) é FUNDAMENTAL e uma garantia de que sua empresa terá suas obrigações fiscais e legais feitas por um profissional legalmente habilitado para tal. Afinal, você toparia ser operado por um médico que não fez uma faculdade de medicina, que não está inscrito no conselho de medicina?

3. Ser especializado em mais de um município
Alguns aspectos da legislação muda de município por município, por exemplo, questões como a retenção de impostos ou uma simples emissão de notas fiscais. Então é relevante que o escritório contábil esteja preparado para atender o seu município e dominar o impacto da legislação quando o seu cliente está situado em outros municípios. Por exemplo, uma empresa com sede fora da cidade de São Paulo, para prestar serviço em cliente de São Paulo deve se cadastrar no CPOM, caso contrário, o prestador de serviço deverá pagar impostos para dois municípios. Este é o tipo de dica que o seu contador deve dar.

4. Bons relatórios
Para uma trajetória de sucesso empresarial, ter um bom conhecimento do que está acontecendo com os números de sua empresa pode ser fundamental. Já ouviu falar no amigo que tinha uma empresa que vendia bastante mas quebrou? Pois é, isso é mais comum do que imagina. A burocracia e legislação fiscal do Brasil é muito complexa, o que toma boa parte do tempo do contador. Na hora de contratar uma assessoria contábil, entenda exatamente o que faz parte dos serviços contratados, procure estabelecer as condições para que a mesma te forneça bons relatórios de gestão, e se necessário, ajuste os honorários para essa consultoria. Mais uma analogia com a medicina, bons relatórios são o raio-x do seu negócio!

5. Acompanhamento
Ainda que o regime tributário da sua empresa seja o “Simples”, acredite, sua empresa tem obrigações mensais que podem implicar em multas de até R$ 5 mil ao ano. Um acompanhamento mínimo do próprio empresario, como emissão de certidões negativas ou solicitação de balancetes mensais são consideradas boas práticas. Quando por exemplo uma certidão negativa da empresa não é emitida pelo governo, significa que existe algum problema (imposto não pago, obrigações não entregues por seu contador ou algum erro simples que precisa ser corrigido). Faça isso pelo menos uma vez a cada 3 meses.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.