Erros para evitar na declaração do imposto de renda

Separamos algumas das dúvidas mais comuns durante a elaboração da declaração do imposto de renda. Conheça algumas dessas dúvidas e evite erros e penalidades na sua declaração:

👉 Omitir renda do dependente
Não só as despesas, mas também os rendimentos, bens, direitos e dívidas dos dependentes devem ser incluídos na declaração. Recomenda-se simular a declaração com e sem a inclusão do dependente pois se o dependente adicionar mais rendimentos tributáveis do que deduções à declaração, sua inclusão no Imposto de Renda pode levar o contribuinte a se enquadrar em uma faixa maior do imposto.

👉 Omitir salários de antigos empregadores
Se você mudou de trabalho ao longo do ano a ser declarado, não se esqueça de incluir os salários recebidos do antigo empregador.

👉 Omitir recebimento de aluguéis
Aluguéis são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados no Imposto de Renda. Se você não tem outra renda, mas recebeu aluguel mensal superior a R$ 1.903,98 no ano fiscal a ser declarado, terá de ser incluído na declaração.

👉 Incluir a mesma pessoa em duas declarações
Se dois contribuintes dividem as despesas de um dependente, apenas uma pessoa poderá deduzir os gastos do dependente.
⚠️Exceção: se a pessoa deixar de ser dependente de um contribuinte e passar a ser dependente de outro, ela pode ser incluída nas duas declarações ao mesmo tempo, entretanto cada contribuinte deve deduzir apenas as despesas referentes ao período em que essa pessoa ficou como seu dependente.

👉 Confundir dependente e alimentando
Se o contribuinte paga pensão alimentícia, seu beneficiário é alimentando e não dependente.

👉 Omitir lucro com ações
Investimentos na bolsa de valores devem ser incluidos na declaração do imposto de renda e informados no anexo “Renda Variável”.

Procure orientação profissional para realizar a sua Declaração de Imposto de Renda e fique atento aos prazos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.